Criar Mapas Para CS:Source
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Criar Mapas Para CS:Source
Ferramentas precisas:
1. Hammer
2. Adobe Photoshop
3. VTFEdit
Muitos questionam e fazem imensas perguntas sobre isto... eu decidi postar aqui um pequeno tutorial de como criar os mapas. (=
Que programas se usa?
R:. Hammer
Onde posso ir buscar esse programa?
R:. Na aba de Ferramentas ( Tools ) da STEAM. Sacando o Source SDK
Como Configurar?
R:. Na maioria das vezes já vem configurado. Caso não eu explicarei no tutorial =D
Configurando
- Abra o Hammer e verifique se está configurado. Caso não faça os seguintes passos:
Ao iniciar o Hammer ele vai pedir para configurar, pois, esta é a primeira vez que você está iniciando ele. Configure de acordo com as imagens:
https://2img.net/r/ihimizer/img481/5594/31196867ve5.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/img240/6159/17175889ce6.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/img146/5218/96457287vx7.jpg
Iniciar
#=======================================================#
# Aprender o vocabulário básico! ( Palavras usadas nesta guia ) #
#=======================================================#
- Brush: Todo o polygon que você fizer no editor que não tem nenhuma coisa especial a fazer, senta-se apenas lá e age-se escov-como.
- Entity ou Entidade: Estes são qualquer um situado em um ponto são não mostram acima em seu mapa ao o jogar, ser um brush, nem são os modelos que são vistos ao jogar seu mapa. As entity são o que “enche.†Por exemplo, uma entidade “clara†é uma entidade baseada ponto que produza a luz.
- Deslocamentos: Escolher as faces dos brushes que são dadas muitos vertexes. Huh? Este é o que o terreno é feito fora. Você pode controlar deslocamentos com a Seta.
- Texturas: As cores e os testes padrões que são aplicados às caras das escovas para lhes fazer o olhar como algo. Por exemplo, uma parede do tijolo em um parede lisa.
- Vertex: O canto de um brush.
- Borda: A linha entre dois vertexes em um arbusto.
- Cara: Um lado de um brush.
#==============================================#
# Câmaras. #
#==============================================#
- Nós temos 4 telas. Duas são 2D ou seja são as linhas, uma é frontal e a outra é lateral.
- E temos outras duas 3D ou seja são as caixinhas ou objetos texturizados ou não.
- Para mudar o modo da câmara é so ir ao canto superior direito do fim de cada telinha para escolher.
#==============================================#
# Fazendo as primeiras paredes e pisos! #
#==============================================#
- Vá no canto superior das ferramentas onde possui uns símbolos e escolha uma que tem uma grade com o sinal de "-". Fique apertando até alcançar o máximo.
- Começe usando um Brush( o símbolo é uma caixinha cinza ). Use na telinha 2D. Após criar o objeto aperte "Enter" e então seu objeto será criado. Escolha a ferramenta que possui uma caixinha toda colorida para mudar de textura.
- Ajuste usando as duas câmeras 2D e a 3D texturizada para vizualizar como está.
- Para fazer o céu, vá na procura de textura e procure por "tools/toolsskybox".
Quando achar essa textura aplique sobre as paredes que você irá fazer sobre a parede normal.
- Para fazer um mapa 3D é mais complicado, por isso, explicarei no próximo tutorial.
#=============================================#
# Usando entidades #
#=============================================#
- Para usar as entidades clique na ferramenta que tem uma luz. Vá no canto superior direito e selecione a entidade que você quiser como uma arma por exêmplo. Aplique sobre o solo e mova para onde quiser. Ali será uma arma no jogo jogada ao chão.
- Para mudar algumas características detalhadas das entidades basta aplica-lá no chão e apertar duas vezes sobre a mesma. ( USE A CÂMERA 3D TEXTURIZADA )
- Para colocar um objeto vá nas entidades e selecione "prop_static" e aplique sobre o chão. Aperte duas vezes sobre o mesmo e escolha uma linha chamada "World Model" e aperte em "Browse". Aparecerá uma lista, escolha aperte em "OK" e depois "Apply". Está aí o objeto.
#==============================================#
# Deslocamentos #
#==============================================#
- Você agora está pronto para deslocar os objetos perfeitamente, para que o mapa seja o mais perfeito possível.
- Use as câmeras 2D para criar o bloco ou objeto e movimente para os lados para ficar justo com a referência que você quiser.
- Para mudar o Relevo no mapa escolha o quadrado colorido e escolha a aba "Displacements", escolha a parte do chão que será mudada o relevo, clique em "Create" selecione o "power", e após isso escolha "Paint Geometry". Escolha uma parte que você queira mudar e aperte com o botão esquerdo( mouse ) para elevar e o direito para fazer buracos ou seja diminuir ou fazer depressão.
#==============================================#
# TEXTURAS! #
#==============================================#
- Agora você está com o mapa quase pronto, então escolha a ferramenta do bloco colorido e escolha a textura que quiser para aplicar sobre as paredes ou blocos ou o que seja.
#==============================================#
# Skybox #
#==============================================#
- Basta contruir paredes para fechar o mapa e aplicar a textura "tools/toolsskybox". Ela vai aparecer no jogo como uma parede invisível se tranformando no céu.
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# Dúvidas #
#==============================================#
Como eu compilo pra dar no jogo?
R:.
Vai a File>Run Game.
Aí vai aparecer uma janelinha dai vc desmarca a ultima opçao q tem.
"Don't Run the game after compiling"
E aperte em OK.
Você espera até finalizar. Quando terminar você fecha o hamer e inicia seu jogo e coloca no mapa que criou.
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1. Hammer
2. Adobe Photoshop
3. VTFEdit
Muitos questionam e fazem imensas perguntas sobre isto... eu decidi postar aqui um pequeno tutorial de como criar os mapas. (=
Que programas se usa?
R:. Hammer
Onde posso ir buscar esse programa?
R:. Na aba de Ferramentas ( Tools ) da STEAM. Sacando o Source SDK
Como Configurar?
R:. Na maioria das vezes já vem configurado. Caso não eu explicarei no tutorial =D
Configurando
- Abra o Hammer e verifique se está configurado. Caso não faça os seguintes passos:
Ao iniciar o Hammer ele vai pedir para configurar, pois, esta é a primeira vez que você está iniciando ele. Configure de acordo com as imagens:
https://2img.net/r/ihimizer/img481/5594/31196867ve5.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/img240/6159/17175889ce6.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/img146/5218/96457287vx7.jpg
Iniciar
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# Aprender o vocabulário básico! ( Palavras usadas nesta guia ) #
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- Brush: Todo o polygon que você fizer no editor que não tem nenhuma coisa especial a fazer, senta-se apenas lá e age-se escov-como.
- Entity ou Entidade: Estes são qualquer um situado em um ponto são não mostram acima em seu mapa ao o jogar, ser um brush, nem são os modelos que são vistos ao jogar seu mapa. As entity são o que “enche.†Por exemplo, uma entidade “clara†é uma entidade baseada ponto que produza a luz.
- Deslocamentos: Escolher as faces dos brushes que são dadas muitos vertexes. Huh? Este é o que o terreno é feito fora. Você pode controlar deslocamentos com a Seta.
- Texturas: As cores e os testes padrões que são aplicados às caras das escovas para lhes fazer o olhar como algo. Por exemplo, uma parede do tijolo em um parede lisa.
- Vertex: O canto de um brush.
- Borda: A linha entre dois vertexes em um arbusto.
- Cara: Um lado de um brush.
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# Câmaras. #
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- Nós temos 4 telas. Duas são 2D ou seja são as linhas, uma é frontal e a outra é lateral.
- E temos outras duas 3D ou seja são as caixinhas ou objetos texturizados ou não.
- Para mudar o modo da câmara é so ir ao canto superior direito do fim de cada telinha para escolher.
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# Fazendo as primeiras paredes e pisos! #
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- Vá no canto superior das ferramentas onde possui uns símbolos e escolha uma que tem uma grade com o sinal de "-". Fique apertando até alcançar o máximo.
- Começe usando um Brush( o símbolo é uma caixinha cinza ). Use na telinha 2D. Após criar o objeto aperte "Enter" e então seu objeto será criado. Escolha a ferramenta que possui uma caixinha toda colorida para mudar de textura.
- Ajuste usando as duas câmeras 2D e a 3D texturizada para vizualizar como está.
- Para fazer o céu, vá na procura de textura e procure por "tools/toolsskybox".
Quando achar essa textura aplique sobre as paredes que você irá fazer sobre a parede normal.
- Para fazer um mapa 3D é mais complicado, por isso, explicarei no próximo tutorial.
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# Usando entidades #
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- Para usar as entidades clique na ferramenta que tem uma luz. Vá no canto superior direito e selecione a entidade que você quiser como uma arma por exêmplo. Aplique sobre o solo e mova para onde quiser. Ali será uma arma no jogo jogada ao chão.
- Para mudar algumas características detalhadas das entidades basta aplica-lá no chão e apertar duas vezes sobre a mesma. ( USE A CÂMERA 3D TEXTURIZADA )
- Para colocar um objeto vá nas entidades e selecione "prop_static" e aplique sobre o chão. Aperte duas vezes sobre o mesmo e escolha uma linha chamada "World Model" e aperte em "Browse". Aparecerá uma lista, escolha aperte em "OK" e depois "Apply". Está aí o objeto.
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# Deslocamentos #
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- Você agora está pronto para deslocar os objetos perfeitamente, para que o mapa seja o mais perfeito possível.
- Use as câmeras 2D para criar o bloco ou objeto e movimente para os lados para ficar justo com a referência que você quiser.
- Para mudar o Relevo no mapa escolha o quadrado colorido e escolha a aba "Displacements", escolha a parte do chão que será mudada o relevo, clique em "Create" selecione o "power", e após isso escolha "Paint Geometry". Escolha uma parte que você queira mudar e aperte com o botão esquerdo( mouse ) para elevar e o direito para fazer buracos ou seja diminuir ou fazer depressão.
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# TEXTURAS! #
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- Agora você está com o mapa quase pronto, então escolha a ferramenta do bloco colorido e escolha a textura que quiser para aplicar sobre as paredes ou blocos ou o que seja.
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# Skybox #
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- Basta contruir paredes para fechar o mapa e aplicar a textura "tools/toolsskybox". Ela vai aparecer no jogo como uma parede invisível se tranformando no céu.
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# Dúvidas #
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Como eu compilo pra dar no jogo?
R:.
Vai a File>Run Game.
Aí vai aparecer uma janelinha dai vc desmarca a ultima opçao q tem.
"Don't Run the game after compiling"
E aperte em OK.
Você espera até finalizar. Quando terminar você fecha o hamer e inicia seu jogo e coloca no mapa que criou.
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